Não há de se alcançar o que há de transcendente sem um esforço também transcendental. E esse esforço consiste nas mudanças internas, que passam em primeiro lugar pelo entendimento e a vivência da humildade.
A verdadeira humildade é um sentimento que enleva e abre portais para que a alma alcance patamares superiores e elevados, belos e sublimes.
Alguns entendimentos se formam na mente; o da humildade se dá no coração. Não importam as palavras com que se descreva esse sentimento, o importante é vivenciá-lo em alma e coração.
Sê humilde, crê-se menor do que és, sem ostentar tuas virtudes e maior do que te imaginas te tornarás.
Sê vaidoso, crê-se maior do que és, ostentando tuas virtudes e esquecendo tuas deficiências e ficarás preso na fantasia de tua grandeza imaginária; prisioneiro da aparência que tua mente criou.
Sobre essa prisão, esteja alerta: quem nela aprisionado está, não se vê como prisioneiro. Antes disso, é mais fácil ver-se a si mesmo como um príncipe vivendo em um castelo.
É, portanto, uma prisão aconchegante, que inebria falsamente, deixando a mente em ilusão de paz e alegria enquanto que a alma definha.
Que pode ser mais triste do que viver entronizado por qualidades imaginárias? A busca espiritual é a busca pela verdade da alma, e não há verdade que seja alcançada sem humildade no coração.
A sabedoria desses ensinamentos me emociona. Para aquele que quiser trilhar um caminho de paz, sabedoria e amor, consequentemente, atingir uma felicidade interna, é só seguir os ensinamentos desse blog, internalizá-los, absorvê-los, fazê-los parte do seu corpo, de sua vida. Me curvo diante de ti, meu pequeno grande amigo. Obrigado por tornar pública uma sabedoria tão profunda.
Parabéns pela riqueza do conteúdo. Sou imensamente agradecida por t
tão belo ensinamento.
Cai nesse blog de paraquedas e completamente me apaixonei por tudo. Sabias palavras, um livro rico de frutos para a alma e melhor, tudo sem custo. ainda bem que nesse mundo existem pessoas que tem conscienia de dinheiro não é tudo.
Obrigada pelo alimento.