Se sob determinado prisma alguém se mostra certo e eu errado, por que isso é melhor para mim? A resposta é simples: se estou errado e reconheço meu erro, posso mudar. E a evolução consiste em mudanças.
Ao reconhecer uma falha, posso me tornar um pouco melhor. Já aquele que desde antes havia aprendido determinada lição em particular, nessa situação específica não tem como evoluir – afinal, já alcançou o que tinha de alcançar (supostamente).
Eu, que estava errado, saí ganhando, pois pude mudar. E, como já disse, evoluir é mudar. Assim, é muito mais vantajoso para nós que nos apontem um erro do que nos elogiem. Do erro pode vir a superação. Do elogio pode vir a vaidade.
É claro que é preciso sabedoria para discernir o momento e a forma de fazer o apontamento. Há momentos também, é verdade, que a atitude mais sábia é a de presentearmos alguém com um simples elogio. Mas para isso é preciso ter em conta que elogios servem para incentivar, não para adular. A sinceridade em apontar uma falha, por sua vez, deve vir sempre acompanhada de gentileza, afinal, isso só é positivo se feito de maneira suave e bem-intencionada.
Muitas vezes enganamos a nós mesmos dizendo que o que estamos falando é para o bem da própria pessoa, quando na verdade o que queremos é simplesmente jogar para fora algo que está nos incomodando. E, se chegamos a esse ponto, é porque algo vai mal em nosso interior. É porque abrimos as portas para o desequilíbrio.
Nessa situação, o que temos de fazer é nos voltarmos para nós mesmos, buscar os caminhos que nos levam à Paz e, por consequência, nos afastarmos do turbilhão que turva nossa visão.
Sempre há um conflito em momentos como esse, pois são momentos em que nossas vibrações estão mais densas e é justamente quando precisamos sutilizá-las. Para isso, é preciso amadurecimento espiritual. É preciso ter clareza sobre onde se quer chegar e a certeza de que a força para atingir esse objetivo reside em nós ou então nos é dada no momento em que passamos a acreditar nela.
Muita Paz e Força para encontrar seus erros e superá-los!