A honestidade é a força capaz de retirar os véus que nos escondem de nós mesmos. Honestidade, do ponto de vista espiritual, é o oposto do auto-engano, isso pois sob esse olhar espiritual não lançamos nosso julgamento sobre ninguém senão nós mesmos.
Deste modo, se nosso julgamento é voltado para nossas atitudes internas, nos compete ser honestos para conosco mesmos em primeiro lugar. A honestidade para com os demais e nas diversas situações com que nos deparamos é a consequência natural da honestidade para conosco.
Quando caímos em auto-engano, deixamos de ser honestos para com a voz interna que nos guia. Isso pois deixamos de acreditar na verdade cristalina que nossos corações e mentes, quando cristalinos, nos apontam. E passamos a acreditar nas ilusões que as circunstâncias da vida colocam diante de nós.
Nos momentos de introspecção é que é possível a percepção deste processo. Quando estamos no caminho certo, por mais árduo que seja esse caminho, nosso interior está brilhante e reluzente. Não importa a dificuldade da decisão que temos de tomar, se é a decisão certa, a tomamos com paz e leveza, ainda que o horizonte próximo possa ser nebuloso.
O que nos mantém nessa trilha estreita porém infinita? O que nos mantém nessa trilha que é o caminho que nos liga às esferas celestiais? Diria que é a Honestidade, pois é ela que nos afasta das ilusões e nos mantém no caminhar reto.
Quando somos honestos para conosco, temos o que é certo muito claro em nossos corações e mentes. Porém, nem sempre o caminho reto é o que parece mais agradável de ser percorrido.
Quando conscientes de nossas ações e de nosso ser, nos vemos diante de circunstâncias que nos pedem o impossível. E aí é preciso Coragem para encarar aquilo que parece impossível. A Coragem nos faz permanecer Honestos. E a Honestidade nos mantém na trilha reta.
Nessa trilha estamos alinhados com a Grande Luz que a todos que se voltam para ela ilumina, assim como todos aqueles que se desvencilham dos telhados que os encobrem são iluminados pelo sol que não cessa de irradiar seu brilho.
Sede honesto a todo instante e não hei de nada temer. As ilusões de dificuldade serão passageiras e o Tempo será como que teu amigo.
Esteja na trilha reta e mais curto será o teu caminhar. Volta-te para o Alto galgando os degraus de tua transformação interna ou da redescoberta da luz que te guia. Sede como sóis que irradiam luz sem cessar e sem escolher a quem iluminar. Sede fagulha da chama infinita da Grande Luz e a ela retornarás.