Dicas para meditação

Meditar é acalmar a mente, serenar os pensamentos e apaziguar os sentimentos. Meditar é livrar-se do turbilhão de pensamentos desordenados e aleatórios. Meditar é conectar-se consigo mesmo e, através dessa conexão, entrar em sintonia com o Universo.

Alguns dos benefícios da meditação já são amplamente conhecidos. Muitas pessoas se dispõem a praticar a meditação, porém, logo nas primeiras tentativas se deparam com um empecilho: a dificuldade em aquietar a mente. O segredo é o treino, a prática e a persistência. Mas, para que essa prática seja mais fluida desde o início, aí vão algumas dicas:

1) Respire profunda e lentamente – Cadenciando o ritmo respiratório, ajustamos naturalmente nossa consciência a esse ritmo mais ordenado e sereno. Para começar, basta que respire num ritmo compassado e harmônico.

2) Concentre-se na respiração – Voltando sua consciência para esse ato que, em geral, é realizado de modo automático, você estará deixando de lado os pensamentos desordenados. Essa é a melhor forma de iniciar, pois assim você evita de ficar travando batalhas consigo mesmo tentando expulsar pensamentos indesejados de sua mente. A questão aqui é foco. Foque e sinta o ritmo pacífico em que você se encontra.

3) Persista no seu propósito de se manter concentrado – Depois de algum tempo prestando atenção à sua própria respiração, é natural que sua mente se entregue a devaneios. Caso note que esses divagares sejam infrutíferos, volte novamente sua consciência para o ritmo de sua respiração. É importante encarar esses devaneios com calma e tranquilidade, afinal, eles são naturais. Não há motivo algum para sentir-se culpado por ter perdido a concentração.

Esses três passos são suficientes para iniciar a prática da meditação. É bom também que estabeleça um tempo mínimo para isso. Esse tempo pode ser de uns 15 minutos.

Mas, mais importante do que ater-se a regras, é seguir o seu próprio coração. Se está sentindo que está na hora de parar de focar na respiração e se entregar a considerações maiores, vá em frente. Do mesmo modo, se sentir uma onda de bons sentimentos o invadindo, entre em sintonia com essa onda e deixe que o seu ser flua junto a ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *