Para muitos, a palavra espiritualidade está atrelada a um conceito abstrato. No entanto, algumas práticas são capazes de abrir nossa percepção e voltar nossa consciência para o mundo espiritual, tornando-o quase que concreto para nós.
Em primeiro lugar, é preciso dar chance para que os conhecimentos espirituais aflorem em nossa mente. Isso quer dizer que devemos estar abertos à experimentação desse novo e vasto mundo, até então desconhecido de nós.
Pequenas atitudes práticas podem nos dar mostra de que, apesar de sutil, esse mundo é real e tangível. Segue uma pequena lista com hábitos que, se praticados diariamente ao longo de, digamos, um mês, certamente irão abrir sua mente para os horizontes espirituais:
1) A cada noite, antes de adormecer, eleve seus pensamentos e sentimentos. Livre-se de problemas e angústias e entre em sintonia com padrões sublimes e harmoniosos de consciência. Isso pode ser feito através de oração, meditação, visualização de uma cena harmônica e alegre, sintonia com uma música relaxante, dentre outras formas. O momento que antecede o sono é quando nos direcionamos para os planos extrafísicos em sintonia com nosso estado consciencial.
2) Ao acordar pela manhã, abra vagarosamente os olhos e incline suavemente a cabeça para um dos lados. Nesse momento, busque recordar dos sonhos e vivências que teve durante a noite. Fique algum tempo nessa sintonia e busque processar o máximo de informações que puder, procurando algum sentido nelas.
3) Faça uma breve meditação (ou oração) e projete boas energias para o seu dia. Visualize situações harmônicas; projete o sentimento de agradáveis surpresas. Enfim, do mesmo modo que entrou em sintonias elevadas antes de adormecer, busque fazer o mesmo logo no início do seu dia. Isso pode ser feito ainda na cama, em algum local específico para meditação ou mesmo durante o banho.
4) Reserve pequenos momentos para voltar sua consciência para além das atividades cotidianas. Busque sentir energias de paz, de amor, de compreensão. Pense sobre sua própria consciência. Faça isso por diversas vezes ao longo do dia, isso não irá atrapalhar suas atividades diárias, ao contrário, irá ajudá-lo.
5) Seja gentil e altruísta. Sempre que tiver uma oportunidade, faça algo de positivo em prol de alguém. Você irá se surpreender ao ver como essas oportunidades surgem em abundância ao longo de um dia e quantas vezes as desperdiçamos (sim, ajudar aos outros é uma grande oportunidade). Isso pode ser manifestado de várias formas, até mesmo com um simples sorriso. Mas atenção: tanto na gentileza quanto no altruísmo, o que vale é a intenção e não somente a ação. Isto é, a atitude deve estar impregnada do genuíno desejo de ajudar e fazer o bem.
6) Depois de dedicar-se aos afazeres diários, reserve um tempo para uma autoavaliação. Aqui, o que deve ser analisado são suas ações, pensamentos e sentimentos, mesmo os mais íntimos e que geralmente acabam escapando da consciência. Com a prática, a profundidade dessa autoavaliação vai aumentando e vamos ampliando a consciência de nós mesmos.
Lembre-se de que isso é um ciclo. Depois do passo 6, retome o primeiro passo. Se você fizer isso à risca durante 30 dias consecutivos, certamente irá experienciar a realidade espiritual. Se falhar em algum momento, não se preocupe nem se sinta culpado, apenas retome o caminho e prossiga nesse ciclo.
Boa sorte, ou melhor: força, dedicação e persistência!