O que passou, passou

Vejo muitas pessoas aflitas, apegadas a sofrimentos que já se passaram. E sobre isso gostaria de falar um pouco. Não sobre o sofrimento em si, mas sobre como livrar-se dele, o que é, na verdade, uma opção de caminho. Um caminho a percorrer, um recomeçar. Sobre começar do zero, totalmente do zero.

Se levadas a sério, essas palavras podem parecer chocantes, mas ainda assim gostaria que prestassem atenção a elas e as analisassem com carinho.

Pode ser chocante recomeçar tudo de novo, mas isso é algo em que cada um deve pensar,
avaliar.

Um recomeço propicia um caminho sem máculas. Aceitar a atitude de começar tudo novamente só é possível quando nos livramos de toda e qualquer vaidade; uma opção que
representa a verdadeira humildade. Sim, só com uma humildade verdadeira é possível trilhar tal caminho, tomar tal decisão.

Vejam que livrar-se de toda e qualquer vaidade já é algo extremamente importante, de
importância que não pode ser descrita em palavras. A humildade, por sua vez, é uma semente bela e perfumada, cujos frutos também são belos e perfumados.

Recomeçar é despojar-se das falhas do passado, de mágoas, de ressentimentos. É ganhar um novo ânimo, ter as esperanças renovadas. As forças recarregadas, o otimismo reavivado.

Trata-se em verdade de um novo olhar, de uma nova postura perante a vida que vivemos. É um ponto que podemos encontrar dentro de nós mesmos, e quando o encontrarmos, podemos deixar para trás aquilo que não queremos em nossos futuros. Não mais lembraremos daquilo que nos trouxe mágoas e tristeza pois esses são sentimentos que não fazem parte de nós e, sendo assim, a partir de um verdadeiro recomeçar, deixarão de existir, pois ficarão apenas no passado, e o passado não pode fazer parte do presente a menos que  nos permitamos revivê-lo.

Quando alcançado esse novo olhar só lembraremos das coisas que nos são caras e positivas, que nos fazem cintilar de alegria, seja pela lembrança da superação ou de momentos agradáveis e aprazíveis.

O que quero dizer é que esse recomeço de que falo é um caminho que permite nos despojarmos de tudo aquilo que não faz parte de nós.

Espero que reflitam sobre essas palavras e lembro que essa é apenas uma opção de
caminho. O verdadeiro caminho rumo à Consciência Maior de cada um deve ser uma
descoberta interna, e por isso digo: não deixem de procurar!

(07/01/10)

Participe da discussão

1 comentário

  1. A cada dia vc me surpreende mais e mais, com suas palavras sábias, seus contos e frases que transmitem a grande sensibilidade que vive dentro de você. Lí com atenção e carinho esta mensagem, que veio mesmo a calhar. Do alto dos meus muitos anos de vida, estou buscando abandonar velhos hábitos e procurando aproveitar o tempo que me resta para atingir meu objetivo que, creio, é também o seu: de amar o próximo, de atingir a leveza interna para poder caminhar em direção às nossas origens. Agradeço suas palavras. Elas me fizeram bem. Bjo, Neusa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *