Mesmo a mais cristalina verdade é impedida de penetrar numa mente que não queira acolhê-la. Por mais clara e irrefutável que seja, a verdade é facilmente negada por quem não queira dela tomar conhecimento.
Daí a importância de nos permitirmos acreditar, de mantermos nossas mentes e corações abertos, prontos para assimilar o novo.
A vida é repleta de sinais esperando para serem interpretados. Cheia de enigmas feitos para serem descobertos. Para compreendê-los, basta nos permitirmos acreditar que são reais e empenhar esforços para resolvê-los.
Devemos acrescentar intuição ao nosso pensar, ampliar a percepção dos sentidos, enfim, aumentar nossa consciência. Precisamos de um novo olhar, capaz de enxergar o que até então não fomos capazes de ver. Um olhar que não distingua sonho de realidade, pois tudo que é possível em sonho é também possível em realidade.
E que o nosso próprio medo não impeça de enfrentar nossas dúvidas, para assim descobrirmos nossas verdades e ainda adentrar em nossa escuridão, para que possamos entender que a luz sempre estará em nós.
A escuridão que há em nós, também há que ser entendida como um caminho a ser percorrido, porque é ela que nos dirige ao caminho das nossas reflexões e descobertas do que ainda não compreendemos ou não sabemos lidar.
Acredito que temos sim que ter conhecimento de nossas fraquezas, isso para poder superá-las.
Mas temos de ter cuidado para não ficarmos imersos nelas e assim acabar esquecendo da força que temos para fazer frente a elas.
Quando olhamos para a parte mais brilhante que há em nós – nossas virtudes e sentimentos mais elevados – e buscamos torná-la cada vez mais viva, por consequência superamos nossas fraquezas, que ficam ofuscadas.