Para atingir a iluminação precisamos nos livrar de todos os nódulos espirituais que impedem o fluxo perfeito da Luz Maior em nós. No estado búdico todas as moléculas de nosso ser estão alinhadas e em sintonia com a Harmonia Divina.
E como livrar-se desses nódulos bloqueantes incrustados por vidas e mais vidas? Transcendê-los a cada um é uma saída possível, porém laboriosa. Requer honestidade suprema, coragem inabalável e o pleno domínio das emoções, de modo que lancemos cura sobre as doloridas feridas de nossas almas. É um trabalho ascético e solitário.
Outro caminho é o devocional. Aqueles que com seus corações são capazes de sintonizar-se com o Alto rumam a estrada direta que os leva à Luz, iluminando-se assim por completo, sem que precisem apagar todas as sombras de suas almas, uma a uma. São banhados de uma só vez com a Luz Divina que os embebe por inteiro, tornando-os unos com Ela.
E cada um desses caminhos desdobra-se em uma infinidade de vias secundárias. Eis que vários caminhos levam ao mesmo destino, assim como os vários rios que desembocam no oceano.